
A abertura oficial do curso de Modelagem e Costura Industrial, realizada nesta terça, 05, no bairro José e Maria, marcou mais um passo importante no fortalecimento da qualificação profissional pela Fundação Nilo Coelho. O evento contou com a presença do presidente da instituição, Miguel Coelho, de Mara Almeida e Bruna Nascimento, representando Sebrae/PE e Senai/PE, respectivamente.
A formação gratuita está sendo realizada em uma carreta móvel do Senai, fixada na Avenida Francisco Coelho Amorim, em um dos bairros mais populosos e antigos de Petrolina. Ao todo, 50 mulheres participam das aulas, que ocorrem nos turnos da tarde e da noite.
Vera Maia é Neuropsicopedagoga, mas há 12 anos fez uma transição de carreira, iniciando no ramo da costura autônoma. Com o curso de Modelagem e Costura Industrial, ela busca se aprimorar ainda mais nessa área de atuação, que é de onde tira a sua principal renda.
“Estou fazendo esse curso para me aperfeiçoar na costura. Já tenho um espaço em casa e quero me preparar profissionalmente para também poder ensinar outras pessoas. Achei muito importante essa iniciativa, pois tem poucas costureiras na cidade. As pessoas acham difícil”, pontuou.

Fruto de uma parceria da Fundação Nilo Coelho, através do projeto Universo Criativo, com Sebrae e Senai, a iniciativa vai oferecer formação técnica de qualidade e novas oportunidades no mercado de trabalho para as alunas. Essa ação conjunta reafirma o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento social e econômico da região.
“Elas deram o primeiro passo e podem ter a oportunidade de estar com uma profissional de renome, que vai compartilhar não só conteúdo técnico, mas a prática da costura industrial, para que isso se transforme em renda, melhorias e provimento para a família”, destacou Miguel Coelho.